segunda-feira, 5 de julho de 2021

Copa de Altador XVI | Análise Final dos Times (Antes dos Resultados Finais)

Todo ano entre a 1ª e a 2ª fase da Copa de Altador, é bem comum ter uma análise dos times. Nesse ano, sabendo que os resultados só vão ser lançados a partir de Terça-Feira de acordo com a TNT, vamos analisar o desempenho dos times nessa copa. Essa análise definitivamente não é pra esconder o fato de eu ter esquecido de fazer as análises na 1ª e na 2ª fase da copa desse ano.


High Bracket
Vamos começar falando do povo do topo da tabela, que em sua maioria (não quero acusar ninguém), tiveram um desempenho ~extraordinário.

Vocês se lembram quando a gente ficava pistola com o Lago Kiko na Copa X quando eles faziam pontuações suspeitas de 30 pontos? O Deserto Perdido veio nessa copa pra provar que tudo sempre pode ficar pior. No segundo dia de confrontos, já percebemos que havia alguma coisa de errado, mas foi apenas no terceiro dia que veio um resultado, no mínimo surpreendente de 63 pontos. Com a demora de um pronunciamento por parte da TNT, que dificilmente poderia fazer alguma coisa, o Deserto se aproveitou das suas altas pontuações até a segunda fase, quando que, por algum passe de mágica, as pontuações ficaram estabilizadas

A grande surpresa da Copa (não irei dizer se é uma má ou uma boa surpresa), os anfitriões da Copa de Altador apareceram pelo topo da tabela, coisa que não acontecia desde a Copa VIII. Atropelando diversos favoritos, como Kreludor, Darigan e Maraqua (RIP), Altador conseguiu galgar posições, terminando a primeira fase apenas atrás do polêmico time do Deserto Perdido. Com o advento da segunda fase de jogos, Altador sagrou-se (possivelmente) a soberana da High Bracket, vencendo todos os cinco duelos de todos-contra-todos. Ainda com o recente anúncio da TNT de que o Deserto Perdido pode sofrer penalidades pelas pontuações suspeitas, o time de Altador sonha com a conquista da Taça.

Olha só quem está atrás do Sol. É a Lua. Kreludor. Que é a Lua de Neopia. Enfim... O time de Kreludor, também conhecido como 'time com as cores mais bonitas da copa na minha opinião' e 'maior favorito em todas as temporadas, também na minha opinião', foi completamente eclipsado nessa temporada de jogos pelos ACGs/ASGs/SOTACs/PQPs/etc. É claro, não estou descartando em momento nenhum a hipótese de que as pontuações impecáveis de Kreludor tenham uma pitada de doping, mas é certo que sem Deserto Perdido, Kreludor estaria frente a frente contra Altador e essa Copa seria um combate imenso de Altador vs Kreludor. E é por essas e outras que o cheating (entre outras coisas) vem desencorajando cada vez mais os jogadores a abandonarem esse joguinho de navegador criado para crianças que assistem nickelodeon e se isolam socialmente (continuem se isolando e continuem jogando neopeters).

Nunca imaginaria uma Cidadela de Darigan aqui nesta Copa XVI. Darigan perdeu confrontos valiosíssimos na primeira rodada, teve o desprazer de fazer pontuações espetaculares contra o Deserto Perdido e contra Altador na 1ª fase e perder ambos os duelos (por motivos que vocês já sabem), mas mesmo assim eles deram a volta por cima e estão aqui, classificados como um dos melhores times dessa Copa. De acordo com os nossos cálculos, Darigan terminou a 2ª fase com apenas 1 vitória (de 5), apesar disso, ainda acho que eles tem chance de pódio caso um certo time de areia seja evaporado.

Se eu tivesse que definir a campanha do Lago Kiko em uma palavra eu resumiria em "sorte". Pra quem acompanhou os números dos Kikos diariamente, conseguiu perceber que os resultados deles foram, de longe, os mais variados possíveis de todos os times. Ora perdendo de 0-3 contra a Ilha do Mistério e ganhando, ora sweepados por Altador, fazendo míseros 12 pontos. Então você pode estar me perguntando, como eles chegaram onde eles chegaram? Fazendo o básico... Ganhando dos times fracos e apanhando dos fortes. Por sorte, eles não ficaram no prejuízo em número de pontos e avançaram pra chave alta. Ou vocês querem mesmo que eu acredite que um time que quase empata com a Ilha Roo merecia estar aqui por mérito próprio? 

Vale do Brilho, vocês por aqui novamente? Ano passado o time dos Sábios obviamente se aproveitou de artifícios para subir na High Bracket e se manter ali na segunda fase. Nesse ano, eu tive a impressão de que eles quiseram fazer a mesma coisa, só que bem mais camuflado. Na primeira fase de confrontos, o time do Rei Hagan se aproveitou dos scores altos nos mini-games pra se estabelecer no topo da tabela. No entanto, na segunda fase o time simplesmente sumiu. A TNT pode ter simplesmente congelado as contas de todos os ACGs do time brilhante? Pode sim. Pode ser que eles nunca tenham utilizado nenhum cheat pra terem chegado até aqui? Pode ser também. De qualquer forma, faltou um pouco de garra nessa última etapa pro time de Bate-em-véio conquistar algumas posições, quiçá sonhar em conquistar um lugar no pódio.

Mid Bracket
Vamos falar do pessoal que quase chegou lá (e quem ficou na mesmice de sempre).

Um dos times que decepcionou nessa Copa, Maraqua tinha de tudo pra estar na High Bracket e quem sabe fazer a diferença na chave. Mas ao sofrer duras derrotas na primeira fase, uma delas pra nossa amigona Tyrannia (que até então estava zerada em pontuações), viu Darigan e Lago Kiko subindo pra chave alta e acabou ficando pra trás chupando o dedo, tendo que se contentar como campeã da chave do meio. 


Sorteada pra uma chance de redenção, a equipe de Tyrannia era um dos quatro times da primeira fase que estava apta a garantir a última vaga da chave do meio, já que junto a ela, Moltara, Bosques e Ilha Roo também tinham 5 pontos. Após o místico desempate da TNT, o resultado foi que Tyrannia fez uma boa campanha na segunda fase. É bem possível que, se na 1ª fase, Tyrannia não tivesse sofrido 8 derrotas seguidas, eles poderiam até ter conquistado uma High Bracket (olha o Lago Kiko ali), já que eles conseguiram facilmente derrotar Maraqua na Rodada 9 (se lembram disso?).


Ilha Krawk termina mais uma vez na chave do meio e ao que tudo indica, vai ficar no meio da tabela na colocação final mais uma vez. Depois de uma sofrida escalada na primeira fase, igualando pontuações contra times como Darigan e Meridell, o objetivo dos Piratas era conseguir assegurar várias vitórias na fase de chaves. Inicialmente, parecia que os piratas iriam ser apagados na Mid Bracket após as duas derrotas seguidas. Acontece que após três vitórias consecutivas, com eles se igualando em vitórias com Tyrannia nessa fase, o time da Ilha me faz admitir que apesar de tudo, os Krawks fizeram tudo o que eles podiam ter feito, sem desistir, até o final do campeonato. Troféu de 'pelo menos você tentou' pra Ilha Krawk.



Montanha do Terror, aquela mesma que fica em 2º na Copa XIII, ganha a Copa XIV, cai pra 10ª na XV (maldição dos campeões, tudo tranquilo) e vem apontada como potencial time pra vencer a Copa XVI, faz uma campanha bem normal (pra não dizer medíocre) nessa temporada, assim como o time da Montanha do Terror sempre faz. "Nossa, mas o que explica essa queda de rendimento a nível Sport Club Corinthians Paulista? Será que o time não se entendeu com o técnico? Será que a neve prejudicou os últimos treinos?" Eu acho que vocês já estão carecas de saber o motivo disso (tem a ver com areia).

Olha a dona Meridell aqui na chave do meio. As expectativas estavam altíssimas pros Soldados após terem ficado em 2º lugar na Copa passada, mas eis que após uma sequência de vitórias nessa Copa, eles começaram a cada vez mais recuarem, perderem, tomar um sweep de Altador... E eu estou falando só dos resultados até a 8ª rodada, quando deu pra perceber que as pontuações de Meridell estavam fracas demais pra sonhar em um pódio, menos ainda pra entrar na High Bracket. O resultado foi esse no final das contas, ficar aqui no limbo da chave do meio mesmo.







Low Bracket
Chegamos nos confins do inferno submundo da Copa, e quando eu digo isso, faz todo o sentido quando Moltara foi a dominadora desta chave.

Parecia que Moltara ia sair da lanterna nesse ano (Copa IX foi um delírio coletivo eu já disse isso), no entanto, o time magmático simplesmente estagnou nos quatro pontos, finalizou a primeira fase com cinco pontos e acabou não subindo pra Mid Bracket. Como sempre, acabaram ficando na chave baixa, mas incrivelmente garantiram bons resultados na segunda fase e não pretendem ficar em último lugar na Copa XVI.

Os Bosques Assombrados estavam na mesma situação de Moltara. Pontuações fracas na primeira fase, estagnação nos quatro pontos, até que na 15ª rodada conseguiram uma vitória sobre Ilha Roo e chegaram no grupo dos times com cinco pontos. Felizmente ou não, os Bosques não subiram pra Mid Bracket, mas nessa segunda fase, eles foram muito bem na chave inferior, e eu sinceramente acho que eles seriam um saco de pancadas na chave do meio. Parabéns Bosques, eu considero vocês os vices da Low Bracket.

Não sei nem descrever muito bem a jornada da Ilha Roo dessa vez. Começaram fazendo lambança (como sempre), começaram a pegar uns pontos aqui e ali no final da Fase 1 e chegaram no grupo dos cinco pontos da primeira fase. Nessa segunda fase, já com os Rooligans na Low Bracket, as pontuações até começaram a ficar boas (pra times de Low Bracket), mas mesmo assim, ainda não foi o suficiente pra eu conseguir tecer elogios. Estimo melhoras pro time do dono do blog, bem como pro próprio dono do crônicas.

Mundo das Fadas, assim como a Ilha do Mistério, tinham jogadores novos em seus times (Mundo das Fadas com aquela Vandagyre Fada e a Ilha do Mistério com aquela Cybunny Ilha). Isso é muito bom, porque dá uma renovada no espírito da equipe. Porém, ao meu ver (e isso é apenas um achismo meu), o que aconteceu por aqui é que Mundo das Fadas e Ilha do Mistério atraíram players demais por causa dos personagens novos e por conta disso, atraíram muitos players que não pontuam. Existem muitos players que só entram na equipe e jogam no máximo um ou dois Yooyubols (eu já fui um desses players), contribuindo pros times afundarem, assim como funcionava o esquema da "Maldição dos Campeões", quando um time ficava em 1º em um ano e no próximo ano, milhões de playeres entravam nesse time "só por entrar" e o time caía por não pontuar o suficiente. Apesar de isso ter afetado muito mais a Ilha do Mistério, eu acho que o Mundo das Fadas até se redimiu um pouco na 2ª fase, e eu estou convicto de que eles não irão ocupar o 18º lugar da Copa dessa vez.

Nem uma jogadora nova, nem um incentivo financeiro... Nada conseguiu levantar a Ilha do Mistério da maré de derrotas desse ano. Não tem nem como dizer que foi azar com a randomização de confrontos, porque o 13 a 15 contra Lago Kiko foi terrível ainda no 2º dia, e até Virtupets conseguiria um resultado melhor do que "zero" em Vamos Fazer Barulho nesse duelo. Me desculpem amigos Ilhadamisterianos (ou ainda Ilhadomisterienses, misterioilhenses e afins), mas eu estou torcendo pra Ilha ficar em 18º só pro meu timinho não pegar a lanterna nesse ano. (Provavelmente Virtupets vai ficar em 18º :c ).

Nunca achei que o meu time do coração, Virtupets, poderia ficar pior do que já é. Afinal, temos aí Ilha do Mistério, Ilha Roo e tantos outros times da mesma qualidade. O que aconteceu dessa vez foi que até o meio da primeira rodada, as pontuações dos Espaciais até estavam consistentes (clubismo da minha parte, isso nunca aconteceu :/), quando todas as pontuações em VFB começaram a variar entre 1 e 2. Não adiantava nada ganhar em YYB e perder em todos os mini-games, incluindo sempre um 1 em Barulho, por exemplo. Eu também tenho certeza que as derrotas logo no início da Copa, especialmente contra Altador e os 42 pontos do Deserto, já desmotivaram demais os jogadores do time do espaço (porque também fiquei meio desmotivado por causa disso).



É isso aí, está concluída a minha tese de mestrado sobre a Copa XVI análise do desempenho dos times durante a Copa XVI antes dos resultados finais. Esperamos que os resultados saiam o mais breve possível.

Um comentário:

Dê sua opinião sobre essa notícia!

PARCEIROS