domingo, 26 de junho de 2016

Copa de Altador XI | Chances de Título

  Após algumas horas quebrando a cabeça e estudando o básico de permutação, consegui determinar por conta própria as chances de cada time de vencer a Copa de Altador XI.
  Como sabem, na Chave Alabriss estão juntos os seis melhores times ao final da 4ª Rodada, como se fosse uma hexagonal final. Então, a 4 dias do fim do torneio, vamos ver as chances de cada time ser campeão.
 Relembrando, estas foram as posições dos times na Rodada 4:
  Vamos analisar, em ordem decrescente, as chances de cada time:
   
  A equipe do Mundo das Fadas, sensação da temporada, infelizmente não possui mais chances de ser campeã. A pontuação máxima que ela pode atingir é 94, que ainda seria menor que a pontuação mínima de Tyrannia, 98.

  Mesmo sendo os atuais campeões, a expectativa era de que o time do Lago Kiko tivesse uma queda abrupta, tal qual a dos Bosques após o bi, em 2014. Mas aconteceu o contrário: eles voltaram sem demonstrar muita perca de força, e terminaram em 5º, com 65 pontos, na última rodada.
  Porém ao que tudo indica, este é o topo da escalada dos kikos. Com uma chance minúscula de título - 1,1% - os kikos precisam terminar em primeiro, torcer para Tyrannia ficar em 6º, para que Ilha do Mistério não passe de 4º e Brightvale fique no máximo em 3º. Isso forçará uma partida de desempate entre eles e Tyrannia, que empatariam com 98 pontos, ou seja, missão quase impossível.

  Os piratas da Ilha Krawk começaram com bons resultados - 1º lugar na Rodada 1 - porém não conseguiram repetir a proeza nas outras três rodadas e perderam pontos importantes. Agora, tanto o título quanto o pódio parecem distantes. A chance de serem bicampeões é de apenas 2,5%.
 Para que o time, atualmente com 65 pontos, possa levantar o caneco, precisam liderar a chave, torcer para que Tyrannia continue em último e que Ilha do Mistério chegue no máximo em 3º. Brightvale também pode atrapalhar, pois caso os sábios terminem em 2º, os dois empatariam nos 99 pontos, ou seja, partida de desempate. Caso contrário, Ilha Krawk se consagraria campeã pela segunda vez.

  Apesar dos números duvidosos em alguns dias, Brightvale é a maior surpresa da Copa. Sempre fazendo campanhas medianas, chegou na Copa desse ano brigando por título. Apesar das derrotas para Tyrannia, Altador e Mundo das Fadas na última rodada, ainda possui chance de ser campeão, mais precisamente 12,5% de chance.
  Brightvale pode ser campeão em duas ocasiões:
  • Primeiro Colocado
Caso fiquem em primeiro, a única condição é que Tyrannia não vá além da 4ª colocação.
  • Segundo Colocado
Se os sábios ficarem no 2º lugar, a situação fica mais complicada. A Ilha do Mistério não poderia ficar em primeiro, e Tyrannia deveria permanecer em último.
Caso a Ilha do Mistério fique em 3º, os dois empatariam com 99 pontos e provocariam o dia do desempate.

  Os nativos da Ilha do Mistério vieram com tudo após a pífia campanha do ano passado. O título inédito já está bem encaminhado, apesar da pequena chance de 17,5%.
  Para que esta equipe suba no topo do pódio, existem três caminhos diferentes:
  • Primeiro Colocado
Fica fácil vencer a Copa de Altador XI encerrando a rodada em primeiro. A única coisa a temer é Tyrannia, que acabaria com a festa se se classificasse acima do 4º lugar.
  • Segundo Colocado
Se os nativos não conseguirem liderar a chave, ainda sim dá pra levantar a taça. Basta que Brightvale fique atrás (no máximo em 3º) e que os tyrannianos fiquem quietinhos no 5º ou no 6º lugar.
  • Terceiro Colocado
Mesmo se dois times forem melhor que a Ilha, não há problema, desde que Brightvale fique em segundo no máximo e que Tyrannia fique na lanterna da chave. Se Brightvale terminar na vice-liderança, como já foi dito antes, os dois empatariam e haveria partida de desempate.

 Já faz 3 anos que Tyrannia não sabe o que é ficar abaixo da 4ª posição. E ao que tudo indica, este ano não será diferente, e a chance de ganhar o título é alta - 66,4%. Basta ficar em primeiro ou segundo que a equipe jurássica se torna bicampeã.

  Para uma melhor visualização das chances, nosso menino de ouro Thiago preparou esse belo gráfico:
TYRANNIA | 66,4%
ILHA DO MISTÉRIO | 17,5%
BRIGHTVALE | 12,5%
ILHA KRAWK | 2,5%
LAGO KIKO | 1,1%
 Apesar da larga vantagem, Tyrannia encostou na 6ª posição e não esboça reação, o que deixa caminho livre para que os outros quatro times consigam agir, tornando esta Copa XI ainda mais emocionante!
  Fiquem ligados, pois quase tudo pode acontecer nessa reta final!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre essa notícia!

PARCEIROS